“Fome Força Foco e Fé” de Carolina Gomes da Silva 

Como sabem no nosso blog abordamos imenso o tema da alimentação saudável.A Carolina sempre foi alguém que admiramos e que conhecemos a partir do instagram, partilhava bastantes dicas que começamos a usar e receitas que experimentamos.  Por isso decidimos convida-la para escrever no blog para que conhecessem o seu trabalho e podessem começar a seguir o seu blog. Aqui fica o post que ela editou especialmente para nos, espero que gostem 🙂

“Há umas horas atrás quando a Andreia falou comigo e me convidou para escrever no blog dela e da amiga Rita não hesitei em aceitar.

 

Mas antes de mais, o meu nome é Carolina Gomes da Silva e tenho também um blog, com um nome um bocadinho complicado (e comprido) Fome Foco Força e Fé. Lá escrevo, sobretudo, acerca de alimentação saudável, bem-estar e exercício físico. O convite destas duas meninas baseou-se talvez nisso, no facto de escrever sobre temas que também lhes interessam (e a vocês).

Quanto a mim, terminei a Licenciatura em Economia o ano passado (não tem nada a ver com isto de alimentação e tal, bem sei) e neste momento estou a tirar o Mestrado também dentro da área económico-financeira. Não tenho tanto tempo livre quanto gostaria para me dedicar ainda mais ao blog e à cozinha, mas até agora tem dado para conciliar tudo.

 

Em termos da minha alimentação, não como carne há cerca de oito anos e já estive dois anos sem comer peixe. Há um mês e pouco voltei à minha rotina antiga e deixei o peixinho de lado.

Neste momento sou ovo-lacto-vegetariana, mas também não bebo leite, não como queijo nem iogurtes há uns tempos.

Não posso dizer que sou ovovegetariana porque ainda tenho uma alimentação que inclui alimentos com soro de leite, por exemplo. Também não posso dizer que o sou porque não aboli completamente estes alimentos (se me apetecer comer como, mas não o faço há muito tempo).

 

Faço exercício cerca de sete vezes por semana, mas há sempre um dia mais leve, normalmente ao Domingo, em que não vou ao ginásio, porque está fechado, mas tento fazer alguma coisa em casa, nem que sejam vinte minutos.

Isto é um pouco o “sobre mim” que penso que podia interessar, ou talvez não.

 

Quanto ao que vos interessa, selecionei três das receitas que acho mais simples e que a maioria das pessoas gosta. São elas, duas receitas de Panquecas diferentes uma Mousse de Morango. Ambas são, como agora lhes costumam chamar, fit.

Todas as minhas receitas são sem açúcar e sem sal, mas muito saborosas e saudáveis, e estas não são excepção.

As panquecas são utilizadas muitas vezes como pequeno-almoço, mas também pode ser um lanche ou um pré treino delicioso. Então, porque não mudar a receita das panquecas tradicionais para uma receita de panquecas não menos saborosas mas muito mais saudáveis? Foi o que fiz.

 

E para a receita das Panquecas de Manteiga de Amendoim, que rende cerca de 4 panquecas, precisam de:

– 4 colheres de sopa de Farinha de Milho Integral (podem usar outra)

– Um ovo inteiro ou duas claras

– 100 ml de Bebida Vegetal de Côco da Alpro (podem usar outra bebida)

– Uma colher de sopa de Manteiga de Amendoim

 

Para a receita das Panquecas de Manteiga de Amendoim e Côco, que também rende cerca de 4 panquecas, precisam de:

– 4 colheres de sopa de Farinha de Milho Integral (podem usar outra) ou de flocos de Aveia

– Um ovo inteiro ou duas claraas

– 100 ml de Bebida Vegetal de Côco da Alpro (podem usar outra bebida)

– Uma colher de sopa bem cheia de Côco ralado

– Canela a gosto

 

Quer para a primeira receita quer para a segunda o procedimento é o mesmo. Colocam todos os ingredientes no liquidificador e batem até formar uma mistura homogénea. Em alternativa podem misturar numa tigela que o efeito é o mesmo.

Em seguida colocam mais ou menos uma concha na frigideira para fazer as panquecas. Em cerca de 2 minutos podem virar a panqueca e passado mais 2 minutos retirar.

Podem comer de seguida ou congelar. Podem acompanhar com fruta, com compota, manteiga de amendoim, doce de fruta, comer de forma simples… o que quiserem.

 

Capturar

 

 E agora a mousse. Adoro mousses, principalmente se forem saudáveis. Tenho quase dez receitas diferentes no blog e a maioria com fruta. Em todas elas se pode optar por colocar proteína em pó, caso usem, mas não é obrigatório. Nesta receita coloco a opção para quem o faz, mas sem esse ingrediente fica igualmente saborosa. Podem comer ao pequeno-almoço, sobremesa, lanche, ceia ou mesmo de pré ou pós treino. Se for fresca sabe ainda melhor.

 

Então, para uma tacinha individual da Mousse de Morangos precisam de:

– 6 Morangos

– Cerca de 200g de Iogurte Grego e/ou Queijo Quark

– Uma mão de Bagas de Goji (opcional)

– Uma colher de café de Goma de Xantana ou 1 folha de Gelatina incolor (podem fazer esta opção em todas as mousses que tenho no blog)

– Proteína em pó, pode adicionar ½ scoop (opcional)

 

Juntam-se todos os ingredientes no liquidificador e bate-se uns segundos até ficar uma mistura homogénea.

Se optarem pela folha de gelatina dissolvam num pouco de água e adicionem à mistura, voltando a bater. Pode ir ao frigorífico uns minutos para a mousse ficar mais consistente e mais fresca, mas também podem comer de seguida.

Coloquei algumas Bagas de Goji em cima, como toppingmas fica ao vosso critério.

hvjhv

 Se quiserem procurar pela Carolina no instagram é @carolinagomesdasilva

O link do blog é http://fomefocoforcaefe.blogs.sapo.pt

 

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